quarta-feira, 7 de julho de 2010

historial da Escola Secundaria Josina Machel- Maputo

As primeiras instalações

Em 1836, foi criado um decreto para o estabelecimento, em cada uma das capitais dos distritos do continente e Ultramar, de Liceus que comportassem a instrução secundária estabelecida em Portugal, muito embora, o Liceu de Lourenço Marques só tenha sido criado, pelo decreto nº 3916 de 12 de Março de1918.

No dia 15 de Março de 1919 começou a funcionar pela primeira vez o Liceu num edifício do Largo Serpa Pinto, onde tinham estado instalados, sucessivamente, o Hospital da cidade, a Escola Comercial e Industrial 5 de Outubro, e uma espécie de Hospital militar.

A maioria do corpo docente e alguns alunos transitaram da extinta Escola Comercial e Industrial. Os alunos eram ao todo quarenta e quatro, distribuídos por quatro turmas (duas do 1º ano, uma do 2º e uma do 3º ano). Havia na altura oito professores (três efectivos e cinco internos).
No início do ano lectivo seguinte (1920), mudaram-se as instalações para um edifício na Avenida 24 de Julho que tinha sido construído para um internato feminino, mas onde estava instalada bateria de artilharia. Neste edifício, que sofreu diversos melhoramentos e sucessivas ampliações, se conservou até mudar, em 1952, para o edifício que ocupa actualmente.

Durante trinta e três anos que o Liceu se manteve num edifício da Av. 24 de Julho, muitas foram as dificuldades pelos quais o Liceu passou, desde problemas e resistências que foi preciso vencer, em ordem a acomodar todos os alunos que em imprecionante ritmo de crescimento, desejaram frequentar a escola, até a procura de novas e definitivas instalações para o Liceu. O qual só veio a ser inaugurado vinte e três anos depois, a seis de Outubro de 1952.

O Liceu comportava já, ( no ano lectivo de 1952-1953), uma frequência de 956 alunos, dispostos em trinta e duas turmas e quarenta e dois professores.

O novo Liceu Salazar (em alusão a António Salazar, o grande reformador da nação e patrono do Liceu), conservou até 1968, o seu nome de baptismo. Depois daí, ganhou o nome de Liceu 5 de Outubro, que se manteve até pouco depois da independência, ao qual se denominou Escola Secundária Josina Machel, passando, obviamente, à tutela do governo da nova República.

Com o passar do tempo, este edifício foi-se degradando, de tal forma que se tornou incómoda a permanência no recinto da escola. Este veio a ser reconstruído no ano de 1994, apadrinhada pelo Governo da República de Moçambique, o que não tirou o brilhantismo e o rigor arquitectónico que antes o caracterizou.





As instalações actuais
A nova escola (o então Liceu Salazar), que ocupa uma área de 29000 m2, ergueu-se grandioso e imponente junto à Avenida Patrice Lumumba, no bairro da Polana, de fronte ao Jardim dos Professores, sombraceiro à baía de Maputo.

Uma sebe viva de edifícios de grande envergadura, cerca todo o recinto da escola, que dá para às Avenidas Patrice Lumumba, Tomás N'duda e Rua dos Lusíadas.

O edifício que comporta uma área coberta de 9201 m2 e é constituido por doze corpos com três pisos, excepto três (os corpos G, H e I) que possuem apenas dois.

A escola, de arquitectura moderna, tem um aspecto arrojado e limpo, grandioso e simples e de incontestável beleza.

Delineado e construído atendendo às condições ambientais, foi, neste aspecto, tão bem estudado que mesmo nos dias mais quentes, nunca o calor incomoda como em outros locais. Os dois quilómetros e meio de varandas, de mais de três metros de largura, à volta do edifício, protegem-no eficazmente da acção do sol.

A vista aérea da escola mostra como se encontram dispostas as diversas partes do edifício, os pátios de recreio e os campos de jogos.

2 comentários:

  1. quantos professores a escola tem...peco que descrimine por sexo
    Quem sao as pessoas a dirigir a escola.

    ResponderEliminar
  2. Jovem da Josina,

    eu preciso de um esclarecimento, para aclarar uma dúvida entre ex alunos do liceu no tempo antes da independência de Moçambique.

    Eu pessoalmente frequentei de 1973/74 a 1974/75 o liceu chamado Normal 5 de Outubro. E eu estou convencido que já se chamava assim antes, pelo menos desde 1968 ou 1969!

    Mas os outros meu ex colegas dizem que se chamou sempre Liceu Salazar até 1974, altura em que, com o 25 de Abril em Portugal, o nome mudou para Normal 5 de Outubro só até 1976, quando passaou a ser a Escola Secundária Josina Machel.

    Então eu queria perguntar-te de onde obtiveste a inbformação sobre o ano de 1968, o qual dizes ser aquele em que o nome mudou de liceu Salazar para liceu 5 de Outubro!

    Sabes e podes partilhar as tuas fontes de informação?

    Muito Obrigado.
    João Bernardino
    Setúbal, Portugal

    ResponderEliminar